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KPIs importantes de envolvimento do usuário: o que são DAU, WAU e MAU?

Quando se trata de determinar a saúde do seu negócio, uma métrica importante à qual muitas organizações recorrem é o envolvimento do usuário. À primeira vista, essa métrica pode parecer simples; no entanto, é importante saber exatamente o que você está medindo e algumas coisas a serem observadas ao começar a usar o engajamento do usuário como um indicador-chave de desempenho (KPI) para o seu negócio.
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O que é engajamento do usuário?

O envolvimento do usuário é uma medida do quanto seu cliente interage com um produto ou serviço que você oferece. É uma medida do comportamento do usuário (frequência ou profundidade de interação) ao longo do tempo. Então, por que isso é importante? Quando os clientes interagem com seu produto, site, serviço ou aplicativo, isso mostra que eles estão achando valioso e ajuda a confirmar que o que você oferece está ajudando os clientes a atender a uma necessidade que eles têm. Se o engajamento do usuário é saudável, é um bom indicador de que sua empresa tem algo a oferecer aos clientes que eles querem ou precisam. Um bom engajamento ajudará a aumentar a retenção de clientes, o que leva ao aumento das referências e da receita para sua organização.

Com o tempo, sua empresa pode aprender muito com os KPIs de engajamento do usuário, incluindo o sucesso das campanhas de marketing e usando esses números para chegar a KPIs de negócios mais profundos, como taxas de retenção de clientes.

Três métricas de engajamento do usuário: DAU, WAU, MAU

É muito comum que as organizações rastreiem usuários ativos diários (DAU), usuários ativos semanais (WAU) e usuários ativos mensais (MAU). Essas métricas medem o número de usuários que se envolvem com seu produto ou serviço durante o período de tempo específico indicado. Portanto, a DAU é o número de usuários únicos que fizeram alguma ação por dia, a UAE mede os usuários únicos que concluíram uma ação a cada semana e a UAE é o número de usuários únicos que concluíram uma ação dentro de um mês.


É importante determinar qual ação o usuário deve tomar em sua empresa para ser definido como um usuário "ativo", porque não é o mesmo para todas as empresas. Um usuário ativo é aquele que faz logon? Ou é alguém que toma uma ação mais específica com o seu produto, como ler um artigo, enviar uma consulta ou comentário, baixar um documento, etc.. 


A relação DAU/MAU

Uma das maneiras pelas quais as métricas de engajamento podem fornecer uma visão mais profunda do desempenho de sua empresa é quando você compara usuários ativos diários com usuários ativos mensais para determinar a retenção ou "aderência" de seus clientes. Conhecer suas taxas de retenção também ajuda a calcular o valor da vida útil dos clientes. 


Quando você olha para a relação DAU/MAU, popularizada por plataformas como o Facebook, você vê o número de clientes mensais que interagem com seu produto ou serviço em uma janela de um dia. A equação é:

O número de usuários ativos diários dividido pelo número de usuários ativos mensais = porcentagem DAU/MAU

A razão pela qual esse número é importante é que a receita é gerada por "um múltiplo constante de usuários ativos". São os clientes recorrentes que se dedicam ao seu produto ou serviço que ajudarão a impulsionar o crescimento. Um número acima de 20% geralmente é visto como um desempenho sólido.

Erros ao medir o engajamento

 As métricas de engajamento do usuário podem ser muito úteis para as organizações, mas há algumas ressalvas e alguns erros comuns que são cometidos quando as empresas medem os números de engajamento pela primeira vez. Aqui estão alguns para ficar atento:

1. Relatando a contagem total: Quando você relata a contagem total de usuários ativos, o crescimento nesse número geralmente indica crescimento no número de usuários em vez de uso. Isso não lhe dá a melhor visão sobre a saúde ou o crescimento do produto e foi criticado como mera métrica de vaidade.

2. Medir tudo ou o que outras empresas medem: você não precisa medir tudo quando se trata de métricas de engajamento. Seja proposital sobre o que você está rastreando e por que e direcione seus esforços para lá. Não confie em imitar o rastreamento de engajamento de outra empresa. Cada empresa é única, e o que elas rastreiam pode não ser o mais perspicaz para sua empresa rastrear.


3. Não permitir que os números se normalizem: pode haver muito desgaste quando você lança pela primeira vez – um novo aplicativo, um novo site ou um novo negócio. Por exemplo, normalmente há uma perda de 60 a 80% de novos usuários na primeira semana de inscrição para sites e aplicativos da Web. Há muitas táticas de lançamento de negócios, como campanhas de relações públicas e ofertas especiais que podem inflar os números de engajamento inicialmente. É importante deixar os números se normalizarem ao longo de alguns meses para obter dados confiáveis.


4. Produtos que não são usados diariamente, mas têm interações de alto valor: o uso mais frequente nem sempre indica o valor mais alto e, portanto, a relação DAU/MAU pode não funcionar para o seu negócio. Considere a natureza episódica do uso de produtos como o Airbnb. A maioria das pessoas não planeja viajar diariamente, mas quando o fazem, é a um preço mais alto. Fatores diferenciadores exclusivos de negócios e setores são a razão pela qual as métricas de engajamento precisam ser personalizadas para atender às necessidades exclusivas de sua empresa.

Os dados de engajamento podem ser muito acionáveis para as empresas e podem ajudar a determinar ou priorizar o desenvolvimento e o investimento de novos produtos, além de fornecer uma visão do que seu público-alvo considera valioso.

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